10 modelos mais comprados de 2022

10 modelos mais comprados de 2022

Se você deseja atualizar seu carro, deve analisar a lista dos carros mais vendidos em 2022. Essa pesquisa é importante para que você possa comprar um carro novo e mais fácil de negociar no futuro. Para te ajudar, selecionamos os carros com base nos emplacamentos feitos pelo detran. Confira abaixo nossa lista dos carros mais vendidos de 2022 e escolha já o seu modelo preferido!

1. Fiat Strada

O primeiro carro da nossa lista é o Fiat Strada, foram emplacados até o momento 94.055 mil exemplares. A caminhonete se manteve como modelo mais vendido do país por 2 anos consecutivos. 

A caminhonete de cabine dupla, possui um bom valor e segundo os donos, um ótimo custo de manutenção. Perfeita para usar no dia a dia ou no trabalho.

2. Hyundai HB20 

Sem muito espaço para zebras, o cenário dos compactos seguem um padrão. O HB20 segue sendo o carro compacto mais vendido no país. A popularidade se dá pelo valor, baixo custo de manutenção, mas também por ser o carro principal de locadoras, pessoas portadoras de deficiência e taxistas, estima-se que 70% dos emplacamentos tenham ocorrido nesse cenário.   

3. Chevrolet Onix

O hatch também não nos desperta tanta novidade, já que segue imbatível em sua posição de hatch mais vendido a algum tempo. A popularidade se dá por vários motivos. O primeiro, sem sombras de dúvidas, é o espaço interno do carro. Esse detalhe o difere de outros carros da mesma categoria. 

O segundo ponto que o destaca é a sua economia, principalmente nesse ano em que vivemos a alta do combustível. Seguindo a linha de economia o carro tem um custo de manutenção baixo de modo geral, além das peças de reposição possuírem um baixo custo, as revisões em loja também tem um custo atrativo.

E o último ponto a se destacar é a valorização do veículo no mercado, a média de desvalorização é de apenas 6,5%.  

4. Chevrolet Onix Plus

Chegou a vez dos sedãs, dessa vez o carro do momento é o Onix plus, que você pode não conhecer mas conhece a sua versão antiga, na verdade estamos falando do Prisma rebatizado. O sedã chegou chegando. Já no primeiro ano de vendas deixou os concorrentes para trás, não deu espaço nem mesmo para o já consagrado Corolla. 

Com uma mecânica correspondente, uma interessante lista de equipamentos, um visual elegante e conforto simplificado, o Onix Plus explica muito bem por que é o sedã mais vendido do país desde a sua criação. O motor turbo torna a condução mais inteligente. Fatores como estacionamento automatizado, avisos de ponto cego,  entradas usb e Wi-Fi nativo agregam valor

5. Fiat Mobi

Apesar de ser um carro econômico e fácil de estacionar, não é o modelo mais barato, muito menos tecnológico. Mesmo assim consegue se manter popular. Parte dessa popularidade se dá pelas peças com custo baixo, baixa desvalorização e seu design estiloso. A Fiat caprichou nos adereços.

6. Volkswagen Gol

Quem tem mais de 30 anos se lembra da época em que o Volkswagen Gol era o carro mais vendido do Brasil. O mesmo acontece com quem tem menos: afinal, o veterano é um best-seller nacional há pelo menos 27 anos consecutivos.

Lançado em 1980, o Gol dominou entre 1987 e 2014, quando foi substituído pelo Fiat Palio. Porém, o reinado durou apenas um ano, com o Chevrolet Onix assumindo de 2015 a 2020, perdendo a liderança apenas para o Hyundai HB20 em 2021.

Enquanto o modelo coreano segue na liderança (deve solidificar essa vantagem em 2022), a surpresa vem em junho. O experiente Gol é o carro mais vendido no Brasil, superando até mesmo o Fiat Strada com mais de 1.000 unidades vendidas. Ou seja, é um feito que nenhum HB20 conseguiu até agora.

Mas a pandemia da COVID-19 e a consequente queda na produção de semicondutores, componente amplamente utilizado em modelos equipados com tecnologia, não é o caso do VW Gol.  Na verdade, os hatches da marca alemã são ultrapassados ​​e se beneficiam de não ter mais tecnologia. Por isso o VW Gol ressurgiu como o modelo mais licenciado do mercado brasileiro.

7. Chevrolet Tracker 

Quem procura um SUV se preocupa com o espaço interno do veículo. Sem contar aqueles que costumam viajar de carro. Uma das vantagens da nova geração do Chevrolet Tracker é exatamente essa. O carro tem uma distância entre eixos de 2.570 milímetros. Isso garante conforto para todos os ocupantes da cabine. Além de um bom porta malas, mesmo não sendo o maior da categoria. 

O Chevrolet Tracker Premier com o 1.2 turbo sai a partir de R $152.250. Este preço pode ser considerado - mais ou menos - justo. Ainda mais quando estamos falando dos equipamentos que o carro possui. Um destaque é a central multimídia de oito polegadas. Destaque também para o teto solar elétrico panorâmico.

8. Volkswagen T-Cross

No segmento de SUVs, o VW T-Cross é o modelo com mais veículos matriculados em 2022, superando o principal concorrente Jeep Renegade, que se manteve campeão com

até o final de 2021. Um dos diferenciais do carro é sua boa qualidade, o design interior e o espaço que pode ser utilizado pelos passageiros e também pode servir para guardar bagagens. 

As modificações do modelo contam com a frenagem de emergência que foi introduzida e a central de mídia VW Play foi atualizada, que agora permite baixar aplicativos e emparelhar com smartphones sem fios.

O motor também ganha destaque o torque é de 20,4 kgfm independente do combustível.

A transmissão é automática de seis marchas e a velocidade máxima varia de 184 km/h com etanol e 179 km/h com gasolina.

9. Jeep Compass

O Compass é o único dentro do seu segmento de SUVs médios que tem opções com motor turbodiesel. Além disso é um dos poucos com tração 4×4. O sistema Active Drive Low tem seletor de terrenos, reduzida e controle de descida, e se mostra bem mais apto ao fora de estrada que os dispositivos AWD sob demanda de alguns rivais. Isso acaba se tornando um grande diferencial a favor do modelo. 

O carro ainda é bem confortável e tecnológico, contando com sistemas como Apple CarPlay.

10. Hyundai Creta

O Creta foi o carro mais vendido no varejo, o que acaba o colocando nessa lista de carros mais emplacados do ano. O design ousado e a lista de equipamentos são as principais características. Em sua nova versão o carro que anterior tinha uma fama de possuir uma direção ''dura'', foi resolvida, além de uma direção mais maleável, o carro ganhou um motor um pouco mais potente. 


Gostou das dicas? Seu carro está na lista?  Confira qual é a melhor época para se comprar um carro.