4 golpes mais comuns na venda de carros e como evitá-los

4 golpes mais comuns na venda de carros e como evitá-los

Comprar um carro é um grande sonho para muitas pessoas! Por ser um bem de alto valor agregado, na maioria das vezes é adquirido com muito trabalho duro e anos de dinheiro guardado. Infelizmente, existem muitas pessoas mal-intencionadas que buscam se aproveitar deste esforço. Descubra os cinco golpes mais comuns na compra e venda de carros e saiba como fugir dos esquemas fraudulentos.

 

4 golpes mais comuns na venda de carros

1. Carro direto da fábrica

Já ouviu dizer que, quando a oferta é boa demais, deve ser mentira? Pois é exatamente o que acontece neste esquema! O golpista avisa ao comprador que o veículo no qual ele estava interessado acabou de ser vendido. Mas não há motivo para se chatear! Porque ele conhece uma pessoa que trabalha na fábrica e consegue comprar um veículo novo pela mesma faixa de preço por causa do desconto para funcionários. 

Dependendo do quão elaborado for o golpe, o funcionário falso até entra em contato para confirmar. Os criminosos pedem que o pagamento seja realizado diretamente para a conta do suposto funcionário. Depois que o pagamento é confirmado, os dois somem e deixam o comprador na mão. 

Vai comprar um carro? Conheça 7 sedans econômicos e seminovos para comprar este ano.

 

2. Depósito mentiroso

Este golpe é muito comum porque muitas pessoas deixam de conferir o saldo na conta na hora da venda do carro. Neste golpe, o criminoso se passa por comprador e entra em contato para marcar um encontro e fazer o test drive. Tudo é maravilhoso, ele fica bastante satisfeito com o veículo e diz que vai fechar negócio. O golpista então liga para o amigo que vai depositar o dinheiro e mandar o comprovante. 

Confiando apenas no comprovante de depósito e sem conferir o extrato bancário, o vendedor prossegue com a transferência de titularidade do veículo. O problema é que o envelope de depósito estava vazio, por isso o dinheiro nunca cai na conta. Muitas vezes, a pessoa só dá conta do prejuízo dias depois, quando já é tarde demais. 

3. Veículo fantasma

O esquema do veículo fantasma é arquitetado de maneira bem simples para prejudicar as pessoas que compram por impulso. O criminoso anuncia um veículo nas redes sociais ou em um site de compra e venda por um preço bem abaixo do mercado e com condições muito atraentes. A oferta é tão boa que acaba chamando a atenção de muitas pessoas. 

Quando um possível comprador entra em contato, o golpista informa que o carro está em outro estado, mas que pode ser entregue em qualquer cidade sem problemas. Nos golpes mais elaborados, o comprador chega a ver fotos e vídeos do veículo e é convidado para conhece-lo de perto.

Se o interessado aceita ou não conhecer o veículo pessoalmente é irrelevante, porque o falso vendedor logo entra em contato para avisar que acabou de receber uma oferta melhor e que o outro comprador deseja fechar negócio o mais rápido possível. 

O primeiro possível comprador então se desespera e faz o pagamento para garantir o veículo. Afinal, não se pode deixar passar uma oportunidade tão boa, não é mesmo? Depois disso, o bandido desaparece sem entregar o veículo, e o comprador fica no prejuízo. 

 

Saiba como comparar e comprar carros online.

4. Carro da locadora

Este golpe é um dos mais difíceis de se evitar, especialmente porque as falsificações estão cada vez mais fidedignas. No esquema do carro da locadora, o criminoso aluga um veículo e falsifica todos os documentos com a ajuda de um despachante clandestino. Neste caso, a empresa que alugou o carro nem fica sabendo. 

Antes que final do aluguel, o bandido anuncia a venda do veículo. Os possíveis compradores podem verificar a documentação, mas encontram o nome do criminoso com todas as informações aparentemente certas. Quando alguém decide comprar o carro, o pagamento é realizado diretamente para o falso dono, que desaparece logo depois da negociação. 

O comprador só descobre que foi vítima de um golpe quando é contatado pela locadora ou por um oficial de justiça. A maioria das locadoras conseguem bloquear o veículo de forma remota, o que é bastante perigoso porque o carro pode parar de funcionar em plena avenida movimentada. O processo para a locadora reaver o veículo á bastante trabalhoso, e é ainda mais difícil para o comprador provar judicialmente que foi vítima de um golpe.

 

3 dicas para evitar golpes na venda de carros

Selecionamos três cuidados especiais para você não cair em golpes de venda de carros. Confira a seguir:

1. Evite as redes sociais e os sites de compra e venda

As redes sociais e os sites de compra e venda podem ser palco para muitos esquemas fraudulentos. Por isso, o ideal é evita-los e buscar sempre por plataformas confiáveis. Dê preferência para páginas de lojas oficiais e tome muito cuidado ao anunciar seu veículo na internet. 

2. Nunca realize pagamentos adiantados nem libere o veículo antes de receber o dinheiro

Esta dica pode parecer óbvia, mas realizar pagamentos antes de ter o veículo em mãos pode ser uma grande furada. Por um lado, o vendedor pode simplesmente desaparecer com o dinheiro sem entregar o carro para você. Por outro lado, o comprador pode desaparecer com o veículo sem fazer o pagamento. Por isso, sempre solicite a documentação completa para fazer o pagamento e não aceite liberar o veículo sem confirmar que o dinheiro caiu na sua conta. 

3. Recorra a uma concessionária especializada

A melhor forma de escapar dos golpes e esquemas fraudulentos na hora de comprar um carro usado é busca por uma loja de veículos especializada. Dessa forma, você tem a ajuda de vendedores experientes para escolher o modelo que mais combina com o seu estilo de vida e a forma de pagamento que mais cabe no seu orçamento. Mais além, a concessionária oferece muito mais segurança para sua compra, já que todos os veículos passam por uma vistoria rigorosa antes de entrarem no catálogo. 

 

Que tal encontrar o seu próximo carro? Descubra o estoque de seminovos do Dicas e Carros.