7 benefícios de ter um carro próprio

7 benefícios de ter um carro próprio

Quem nunca sonhou em ter seu próprio carro? Para cada pessoa esse bem tem um significado diferente. Pode ser a primeira grande propriedade, um meio de ter mais praticidade ou ter liberdade. Ter um carro pode ser a realização de um sonho ou a solução para muitos problemas. Mas será que vale a pena ter um carro próprio?

Se você está em dúvida, continue lendo esse artigo, pois nós vamos te ajudar! Confira os maiores benefícios de ter um carro próprio.

7 vantagens de dirigir o próprio carro

  1. Conforto e privacidade

Você pode até optar por usar um transporte público ou pedir um carro por aplicativo ou táxi, mas estas opções não oferecem a mesma comodidade de ter seu próprio carro.

Ao utilizar ônibus e metrô, você está sujeito a enfrentar coletivos lotados e isso causa muito desconforto. Afinal falta lugar para sentar e nem todas as cidades são contempladas com ar condicionado. Principalmente em um momento de pandemia, essa opção pode até trazer riscos à saúde, levando-se em conta que se trata de uma aglomeração em um ambiente pequeno.

Já o táxi ou transporte por aplicativo é mais cômodo, mas também não tem tanta privacidade. Além disso, você está sujeito a ficar sem carro ou pagar tarifas mais altas em horário de pico e em dias chuvosos. É muito frustrante quando precisamos comparecer a um compromisso ou estamos atrasados e não temos como chegar.

Confira 10 carros mais econômicos produzidos no Brasil

  1. Liberdade, praticidade e autonomia

A essa altura você já deve ter percebido que depender de uma carona não é o ideal. Quando não temos uma forma autônoma de deslocamento, perdemos nossa liberdade de ir e vir. E podemos até mesmo deixar de fazer coisas que precisamos ou queremos.

Se você já deixou de fazer uma viagem, deixou de sair para encontrar os amigos ou já precisou remarcar um compromisso por falta de carona, sabe bem como é. Querendo ou não, o carro é um meio de ter mais liberdade, praticidade e autonomia no dia a dia.

  1. Segurança

É normal que ao utilizar transportes públicos ou andar a pé, principalmente à noite, as pessoas se sintam mais inseguras dependendo das regiões por onde passam. Dessa forma, ter um carro próprio contribui para uma maior sensação de segurança, inclusive no trânsito, onde podem andar com as janelas fechadas.

Alguns pais também se preocupam quando os filhos saem para passear ou estudar à noite, por exemplo. Ao ter um carro, os pais podem ter mais tranquilidade levando e buscando os filhos em seus compromissos. Ou os próprios filhos, se já tiverem CNH, podem dirigir, compartilhando o veículo da família ou tendo o seu próprio.

O carro também favorece o deslocamento seguro de pessoas idosas.

Confira 5 modelos de carro ideais para famílias

  1. Economia de tempo

Já parou para pensar quanto tempo você gasta para ir ao ponto de ônibus, esperar a chegada do coletivo - ou mais de um, caso o primeiro esteja lotado - e chegar até o seu destino? Um ônibus urbano costuma fazer um trajeto imenso, com diversas paradas, gastando muito mais tempo do que na viagem direta.

Pois é, o fato é que ao ter um carro e ser seu próprio motorista, você economiza tempo. Você pode sair da sua casa e chegar ao seu destino sem paradas, ou parando onde desejar, fazendo o caminho que lhe convir. E isso, sem precisar esperar um horário certo para dar a partida.

Hoje em dia, economizar tempo é fundamental para quem quer estudar, conciliar dois empregos, ir à academia, namorar, aproveitar mais a família ou ter momentos de lazer. O nosso tempo é precioso e não temos como recuperá-lo.

Conheça 6 cuidados na hora de escolher carro seminovo

  1. Investimento

Experimente colocar na ponta do lápis tudo que você gasta em transporte público ou em táxi e transporte de aplicativo. Não deixe de incluir na conta as viagens a trabalho e em família que você faz todos os anos. Será que todo esse valor que você gasta não poderia ser melhor investido no custo de um carro próprio?

Se você é uma pessoa que precisa se deslocar com frequência, com certeza ter um carro próprio irá te trazer mais autonomia, economia de tempo e até mesmo de dinheiro. Viajar com um carro cheio pode ser muito mais barato que pagar várias passagens de ônibus, não é mesmo?

Além disso, se você não tem um emprego fixo ou precisa de uma renda extra, você também pode usar o carro para trabalho. Seja transportando pessoas ou realizando entregas, hoje há oportunidades de ganhar dinheiro dirigindo. Esse seria ou não um investimento?

Como escolher o melhor carro para Uber e 99

 

  1. Emergências

Já pensou em como um carro pode ser útil em uma situação de emergência, sobretudo para pessoas que moram em regiões afastadas? Ainda que tenhamos a possibilidade de acionar uma ambulância, nem sempre haverá uma viatura próxima a você ou disponível para buscá-lo.

Caso não haja um hospital ou posto de saúde próximo à região onde você mora, isso se torna ainda mais necessário. Quando se tem um carro próprio e um familiar passa mal, é possível correr para o hospital em tempo hábil.

  1. Realização de um sonho ou uma conquista

Se você deseja ter um carro, sente prazer em dirigir e sonha com isso há muito tempo, vá em frente. Pense em qual modelo mais atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento.

Se um carro novo não é viável ou não compensa, opte por um automóvel usado ou seminovo. Existem muitas opções no mercado e formas de pagamento facilitadas. Com certeza você poderá encontrar seu veículo ideal.

 

Quer uma dica? Comece dando uma olhada no estoque das nossas lojas parceiras. Quem sabe seu carro dos sonhos está lá te esperando.