A história dos automóveis: do vapor ao motor flex

A história dos automóveis: do vapor ao motor flex

Você já parou para pensar de onde veio, quem inventou e como foram criados os automóveis? Olhamos ao nosso redor e nos deparamos com um mar de carros de diversos tipos, modelos, marcas e cores, e que hoje são imprescindíveis para nossas vidas e para o funcionamento do mundo. Ficou curioso para saber mais da história desse meio de transporte? Acompanhe a leitura e curta a viagem pelo mundo dos carros. 

A evolução dos carros

Os veículos aos quais temos acesso hoje não surgiram da noite para o dia, são anos de evolução, tentativas e erros para a criação e aperfeiçoamento dos automóveis. Descubra a cronologia que rege a narrativa dos carros. 

O carro a vapor (séc. 18)

O primeiro veículo, que se tem conhecimento, e entrou para essa história, não era usado para transportar pessoas, na verdade ele era tão pequeno que não comportava seres humanos. Os registros apontam que por volta de 1672, na China, Ferdinand Verbiest, integrante de missões jesuítas, construiu como um presente para o imperador um carro de brinquedo (por conta de suas proporções). 

Depois disso, após alguns anos de tentativa, em 1769, o francês Nicolas-Joseph Cugnot conseguiu construir o chamado “fardier à vapeur”, carro a vapor, e a ele é atribuído o título de inventor do automóvel. 

O veículo inventado por Cugnot foi construído para o transporte de equipamentos de guerra e pesava quase 10 toneladas, ele era movido por uma espécie de caldeira a vapor. Após passar por modificações foi possível começar a transportar pessoas no veículo, que possuía três rodas, capacidade para quatro indivíduos e quatro toneladas. Mas se você esperava que iria economizar tempo andando nesse automóvel, se enganou, pois sua velocidade máxima era entre 3 e 4 km/h. 

Existiram outras tentativas ao longo do tempo para aprimorar o modelo a vapor, mas nenhum deles conseguiu de fato atender as necessidades das pessoas e tinha problemas como o barulho e peso elevado. 

Carros elétricos (séc. 19)

Isso mesmo, carros elétricos não são novidade no mercado, eles surgiram ainda no século XIX, antes dos movidos a combustão, para compor a história do setor. Existem algumas versões de quem teria sido a primeira pessoa a construir o carro elétrico, que tem muitos nomes envolvidos em sua narrativa. 

Em 1800, começaram a ser trabalhados projetos de baterias, eletroímã e geração de corrente elétrica. Em 1828, Ányos Jedlik, um padre húngaro, inventou o primeiro motor a eletricidade e o testou acoplando-o a um carro miniatura. 

Robert Anderson, em 1839, usou baterias não recarregáveis em um carro e também criou uma locomotiva. Nos Estados Unidos, o carro elétrico foi criado por Moses Gerrish Farmer, em 1847, e tinha capacidade para transportar duas pessoas. 

Alguns outros nomes marcaram os primórdios dos veículos elétricos: Gaston Planté, em 1859, inventou a primeira bateria recarregável, que era feita de chumbo-ácido. Foi o francês Gustave Trouvé, em 1881, quem inventou um automóvel elétrico e saiu com eles pelas ruas, o triciclo foi exibido também em uma feira da época. E o britânico Thomas Parker, em 1884, também inventou seu carro elétrico e saia pelas ruas com ele. 

Outro importante nome, é bem conhecido no mundo dos automóveis, Ferdinand Porsche, sim, o fundador da marca de carros de luxo, criou o primeiro carro de sua montadora, o P1, elétrico, em 1898. A Porsche também é atribuído o título de inventor do primeiro carro híbrido, o Semper Vivus, em 1900.

Naquela época, os carros elétricos eram vistos como muito femininos e tinham propagandas voltadas para as mulheres. Eles tinham pontos positivos reconhecidos, como a ausência de poluição do ar e sonora e o sistema automático de partida. 

Contudo, o avanço dos carros movidos a combustão, que eram mais baratos, a fama de ser carro de mulher e o fato das baterias serem muito pesados e só serem recarregáveis em postos, fizeram com que os elétricos perdessem espaço no mercado. Nos anos 1920, as principais fabricantes do modelo já tinham falido. 

Atualmente, os carros elétricos voltaram a ganhar lugar no mercado e estão recebendo cada vez mais investimentos das montadoras. São eles o futuro próximo do mundo dos automóveis. 

Os carros a combustão (Séc. 19)

O título de inventor do primeiro carro movido a gasolina é de Karl Benz. Se você achou o nome familiar, não se enganou. Ele é um dos fundadores da marca Mercedes-Benz. Mas antes de falarmos de sua invenção, você precisa saber de outros aspectos dessa história. 

O primeiro carro a ser movido usando combustão foi criado por François Isaac de Rivaz, engenheiro suiço, que fez um carro com motor a hidrogênio. Etienne Lenoir fez um motor que utilizava óleo; e foi Siegfried Samuel Marcus que em 1870 criou um motor de dois tempos a gasolina. 

O grande criador do motor que conhecemos hoje, de quatro tempos a gasolina, foi Nikolaus August Otto, em 1877. Assim, utilizando o motor de Otto, Karl Benz lançou em 1885 o primeiro carro movido a gasolina. Este possuía apenas três rodas e o arranque era a manivela. 

O alemão Gottlieb Daimler elaborou o primeiro carro de quatro rodas movido por um motor de combustão interna que atingia 16 km/h. Foi com a empresa de Daimler que Benz fundiu a sua e gerou a famosa Mercedes-Benz. 

Carro Flex (Séc. 20)

O primeiro carro flex do mundo foi criado por um dos nomes mais famosos da área: Henry Ford lançou em 1908 o Ford Modelo T. O carro usava gasolina e álcool para se locomover, atingia até 75 km/h e tinha 17 cavalos de potência. 

O carro que vendeu mais de dez mil unidades em seu primeiro ano de fabricação tinha o volante localizado do lado esquerdo, freios a tambor e altura idealizada para rodar pelas estradas de terra. 

É impossível falar da história dos automóveis sem lembrar do Fordismo, modelo marcante de linha de produção em massa, que se expandiu para outros setores e é um marco da sociedade. A fabricação em massa dos veículos permitiu a diminuição do valor de produção e consequentemente do produto final.  

Curiosidades sobre o mundo automotivo

Dentro da história dos automóveis existem alguns pontos interessantes que valem a pena serem ressaltados. 

O primeiro carro do Brasil

Foi o aviador Santos Dumont quem trouxe o primeiro carro para o Brasil, um Peugeot Tipo 3, importado da França, em 1891. O primeiro veículo a ser emplacado no país foi o do conde Francisco Matarazzo, em 1903. Já o primeiro carro nacional foi a Kombi da Volkswagen, que teve a produção iniciada em 1957. 

O primeiro carro da Inglaterra

O primeiro carro inglês foi o chamado Lanchester, que surgiu em 1892. Por lá também foi criado o famoso Rolls Royce, em 1904, que foi por muito tempo o carro mais caro do mundo.

Testes de distância

Bertha Benz, esposa de Karl Benz, teve sua contribuição para o mundo dos automóveis. Ela testou o veículo produzido pelo marido em uma viagem de longa distância e indicou as melhorias a serem feitas.

Recorde de velocidade

O primeiro carro a ultrapassar os 100 km/h foi um elétrico, em 1899. Hoje, o SSC Tuatara é considerado o carro mais rápido do mundo, atingindo velocidade máxima de 455,3 km/h em 2020.

Gostou de conhecer a história dos automóveis? Confira esta lista de carros econômicos produzidos no Brasil.