Como remover manchas de chuva ácida do vidro do carro

Como remover manchas de chuva ácida do vidro do carro

Devido à poluição, a água das chuvas pode conter grande concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio. Quanto maior o nível de acidez, maior o estrago.

Quando em contato com o veículo diversos danos podem ser causados como, por exemplo, manchas brancas nos vidros que além de dificultar a visibilidade, impedem o bom funcionamento das palhetas do para-brisa.

 

Como resolver?

Vale lembrar que a chuva ácida não tem efeito instantâneo. Os danos ocorrem ao longo do tempo e são resultado de extensos períodos sem limpeza, juntamente com a exposição ao sol que irá “fixar” as possíveis manchas.

A fim de evitar que esses esbranquiçados apareçam no vidro o ideal é realizar a limpeza do mesmo logo após a chuva. Você pode utilizar água e sabão neutro para lavar o local, assim o efeito de corrosão pela acidez não vai acontecer.

Além do cuidado com a chuva, é necessário secar bem o carro após lavar, principalmente se usar água de poço, pois pode conter minerais em excesso que, ao secar sobre a lataria ou vidro, causarão os sinais esbranquiçados.

Caso as manchas já estejam aparentes e a lavagem comum não resolva, não se desespere. Felizmente, existem produtos que podem solucionar esse problema e com dicas de profissionais, tudo fica mais fácil. No final deste artigo trouxemos um vídeo do canal Veneto Studio para lhe auxiliar.

 Aqui no dicas e carros temos parceiros que podem lhe ajudar com os produtos corretos e profissionais especializados que podem resolver o problema de chuva ácida para você.

  

Passo a passo

Para remover as manchas sem estragar seu vidro, a melhor opção de produto é o CeriGlass. Ele é um polidor potente, não ácido,  que garante um acabamento profissional. Adquira o produto em uma loja parceira do Dicas e Carros.

O kit com o polidor contém também um taco (aplicador), que será usado para realizar a parte manual da limpeza.

Vamos aos detalhes para remover de vez as manchas por chuva ácida do vidro do carro.

Agite bem o produto antes de usar. Depois, aplique no taco de limpeza (não é necessário uma grande quantidade) e comece a esfregar os vidros.

Faça movimentos circulares ou de vai e vem. Use um pouco mais de força e pressão neste momento. Lembre-se de que é um processo manual.

Você também pode contar com a ajuda de lubrificantes específicos ou água para facilitar os movimentos. É só borrifar um pouco na área e pronto, o aplicador vai deslizar com muito mais facilidade.

Para melhores resultados, faça uma segunda mão e repita o processo.

Ao terminar, utilize pano de microfibra (também presente no Kit do Ceriglass) para limpar o local. Por se tratar de um produto mais seco a remoção pode ser mais difícil. Se necessário, umedeça o pano.

Como acabamento final, utilize o limpa vidros de sua preferência e pronto, seus vidros estarão brilhando novamente. 

Essa é a forma mais segura e prática de remover as manchas de chuva ácido dos vidros. Além de eficiente, não danifica seu veículo.

Isso deve resolver seu problema. Mas, caso não resolva, você pode recorrer a um profissional de Estética Automotiva.

 

Cuidados

Mantenha a limpeza do seu veículo em dia para evitar não só as manchas nos vidros mas também danos na pintura da lataria. O ideal é que você lave, mesmo que superficialmente, o carro todas as vezes que esse for exposto à chuva. Dessa maneira você evita que a acidez danifique o veículo.

Ainda está com dúvida de como realizar o procedimento ? Acompanhe o processo com a Venetto Estúdio no vídeo abaixo.