Conheça o Fiat Pulse, primeiro SUV da Fiat

Conheça o Fiat Pulse, primeiro SUV da Fiat

Primeiro SUV da marca italiana produzido no Brasil, o Fiat Pulse é o mais novo lançamento na categoria de SUVs compactos e promete ser um forte concorrente em meio às opções disponíveis no mercado de automóveis. Um dos diferenciais mais aguardados no modelo está na sua versão com motor 1.0 turbo de 130 cv de três cilindros, o mais potente desta cilindrada em território nacional.

O Pulse está disponível em cinco versões: Drive 1.3 Manual, Drive 1.3 Automático, Drive 1.0 Turbo, Audace 1.0 Turbo e Impetus 1.0 Turbo. Dentre as novidades, está o câmbio automático CVT, que melhora o desempenho do veículo e flexibiliza o consumo de combustível.

Segundo a marca, o veículo chega a rodar 8,5 km/l em etanol e 12 km/l em gasolina na cidade. Já o consumo em estrada é de 10,2 km/l em etanol e 14,6 km/l em gasolina.

Se você ainda tem dúvidas sobre se vale a pena adquirir o novo SUV, confira as principais características deste lançamento da Fiat.

Pontos positivos do Fiat Pulse

Acabamento e interior  

Diferenciado, o novo Fiat Pulse apresenta um visual bem limpo, com poucos botões e texturização no acabamento do painel, na lateral das portas e na central. A cabine segue os modelos clean e tecnológicos feitos pelo Grupo Stellanis, com peças encontradas também na Toro e no Jeep Renegade.

No Impetus, versão topo de linha do Pulse, o painel possui um visor digital de 7 polegadas totalmente colorido, que pode ser acionado pelo toque ou através do volante multifuncional.

Motor mais rápido e econômico

Considerado o mais rápido e econômico do país, o tão esperado motor T200 de três cilindros, derivado do Firefly, é encontrado no SUV e se assemelha às tecnologias encontradas na versão 1.3 turbo (T27),  presente na Fiat Toro, por exemplo.

O motor do Pulse combina uma potência de 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm, a maior da categoria. Há também uma válvula de alívio eletrônica, com controle maior do ângulo graças ao sistema MultiAir III.

Central multimídia

A central multimídia também é um ponto forte no Fiat Pulse por seu design moderno e recursos. O tamanho da tela varia dependendo da versão, indo de 8,4 até 10,1 polegadas. A conexão sem fio Wireless permite até oito smartphones integrados ao carro. Há ainda carregador por indução e compatibilidade com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Por fim, o Pulse oferece também o sistema de concierge Connect Me, que possibilita ao usuário controlar e rastrear o carro por meio de um aplicativo.

Confira 7 SUVs seminovos que custam até R$ 75 mil

Pontos negativos do Fiat Pulse

Porta-malas e dimensão externa

O porta-malas do Pulse é menor que o tamanho visto nos utilitários esportivos concorrentes. O modelo da Fiat tem capacidade de 370 litros, enquanto o rival VW Nivus Highline possui 415 litros.

Além disso, a medição realizada pela montadora, por meio de litros de água, não é tão efetiva quanto o padrão VDA e o SAE, ambos realizados com blocos. Logo, a medição não dá tanta precisão na hora de imaginar o espaço do compartimento.

A dimensão externa também não é um ponto forte, visto que o comprimento e o entre-eixos são menores se comparados ao do modelo da Volkswagen, o que acaba refletindo no tamanho do porta-malas.

Descubra 4 dúvidas comuns na hora de trocar de carro

Fiat Pulse 1.0

Modelos: Drive 1.0 Turbo, Audace 1.0 Turbo e Impetus 1.0 Turbo

Ano: 2022

Motor

Turbo 1.0

Cilindrada total (cc) 999 

Potência máxima (cv) 125,0 (G) / 130,0 (E) a 5.750 rpm

Torque máximo (kgf.m) 20,4 (G) / 20,4 (E) a 1.750 rpm

Dimensões externas

Altura do veículo: 1,57 m

Distância entre-eixos: 2,53 m

Capacidade do porta-malas: 370 litros

Largura do veículo: 1,98 m

Tanque de combustível: 47 litros

Comprimento do veículo: 4,09 m

 

Fiat Pulse 1.3

Modelos: Drive 1.3 Manual, Drive 1.3 Automático

Ano: 2022

Motor

Motor 1.3

Cilindrada total (cc) 1.332

Potência máxima (cv) 98,0 (G) a 6.000 rpm / 107,0 (E) a 6.250 rpm

Torque máximo (kgf.m) 13,2 (G) a 4.250 rpm / 13,7 (E) a 4.000 rpm

Dimensões externas

Altura do veículo: 1,57 m

Distância entre-eixos: 2,53 m

Capacidade do porta-malas: 370 litros

Largura do veículo: 1,98 m

Tanque de combustível: 47 litros

Comprimento do veículo: 4,09 m

Outras informações

Todos as versões do Fiat Pulse possuem: direção elétrica progressiva, suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira). Também possuem: 20,5 graus ângulo de ataque, 21,3 graus de ângulo central, 31,4 graus ângulo de saída.

 

Quer comprar um SUV seminovo ou usado? Confira as melhores ofertas da Zona da Mata mineira nas lojas parceiras do Dicas e Carros.