Consórcio ou financiamento? Compre seu carro em 2022

Consórcio ou financiamento? Compre seu carro em 2022

Na hora de escolher um carro, dúvidas podem surgir quanto às facilidades e as melhores alternativas para o seu bolso. Muitos dizem que comprar um veículo à vista pode ser o método mais adequado de compra, mas sabemos que nem todos conseguem sustentar essa forma de pagamento junto aos demais gastos diários.

Entre outras possibilidades, estão o consórcio e o financiamento, diferentes formatos que podem te ajudar a conquistar o tão sonhado carro! Mas você sabe quais as vantagens e desvantagens dessas formas de pagamento?

Pensando nisso, nós, do Dicas e Carros, vamos te ajudar a entender como funcionam esses processos de compra e quais pontos devem ser levados em consideração na hora de adquirir um veículo.

Afinal, o que é um consórcio?

Inicialmente, devemos avisar que o consórcio depende muito da sua sorte. Essa modalidade funciona da seguinte forma: você e outras pessoas pagam parcelas mensais para adquirir um carro de mesmo valor. Enquanto isso, a cada mês, uma quantidade desses compradores é sorteada para receber a carta de crédito e, enfim, ter acesso ao bem desejado.

No entanto, os compradores com as maiores parcelas e com maiores adiantamentos na quitação têm vantagens na hora do sorteio. Mas não se engane, nenhuma dessas alternativas garante o adiantamento do recebimento do veículo. E você precisa continuar pagando as parcelas mesmo depois de ser sorteado.

É por essa incerteza quanto ao tempo de espera, muitos acabam optando pelo financiamento. Afinal, não tem como prever quando você de fato terá o carro na garagem. Por isso, o consórcio é indicado àqueles que não têm pressa.

Consórcio tem juros?

Vale destacar ainda um grande mito com relação ao consórcio, que é sobre a não incidência de juros. Embora os juros não sejam compostos como no financiamento, existem juros simples incidindo no consórcio e reajustes anuais das parcelas.

Durante o consórcio, são cobradas taxas variáveis que podem chegar a aproximadamente 20% do valor total do bem. Em casos de desistência, o comprador recebe o que já foi pago mas deve arcar com uma multa por desistência, estabelecida por contrato.

Se você ainda não possui um baixo orçamento financeiro, essa proposta pode ser a melhor opção, já que tem parcelas menores que as do financiamento e você não lida com as despesas do carro até ser sorteado.

Confira 4 dúvidas comuns na hora de trocar de carro.

E o financiamento?

Um grande benefício do financiamento é o requerimento do seguro exigido pelas empresas, que pode eliminar a dívida em caso de morte ou invalidez. Por outro lado, caso a dívida não seja quitada, o proprietário perde o bem. No caso dos automóveis, os mesmos são colocados como garantia.

Se você tem um planejamento pré-estabelecido e uma reserva para gastos adicionais, o financiamento é a melhor escolha por possibilitar a entrega imediata do veículo. 

Diferente do consórcio, inicialmente o comprador deve pagar um valor mínimo de entrada ou efetuar um parcelamento com juros mais altos. Quanto às taxas, a porcentagem pode variar por diferentes fatores como nome sujo e até mesmo o cenário econômico.

Nesse caso, é importante consultar o contrato e avaliar se os valores cobrados são prefixados. Desse modo você não corre o risco de ser surpreendido com juros muito altos e fora do previsto ao longo do tempo. Isso acontece quando os juros são determinados conforme algum índice, como o IPCA ou o IGPM.

Saiba como aumentar seu score de crédito para comprar um carro.

Como escolher a melhor opção

Agora que você conhece o funcionamento de consórcios e financiamentos, é hora de comparar e avaliar qual deles é o melhor para a conclusão da sua compra. Um aspecto importante que deve ser levado em conta é o prazo de pagamento. 

Se a sua prioridade é adquirir o carro imediatamente, o financiamento é a melhor escolha. Entretanto, fique atento: essa forma de pagamento oferece juros que podem ser bem altos. Nesse caso, procure se informar melhor sobre as opções de contrato em diferentes bancos e calcule todas as parcelas, incluindo taxas e juros.

Já o consórcio pode ser ideal se você prefere se organizar aos poucos e não se incomoda em esperar para ter as chaves do carro em mãos. De qualquer forma, antes de tomar uma decisão, vale a pena colocar tudo na ponta do lápis e comparar o preço em cada modalidade de pagamento.

 

Quer escolher o seu carro seminovo? Conheça o estoque das lojas parceiras do Dicas e Carros e realize uma simulação de financiamento no nosso site.