Épocas de chuva: como acionar seguro automotivo contra enchentes

Épocas de chuva: como acionar seguro automotivo contra enchentes

As chuvas são fenômenos naturais comuns e fundamentais em nossas vidas, contudo, às vezes, sua intensidade e frequência acabam gerando enchentes. Além disso, os bueiros entupidos e a infraestrutura de alguns lugares também contribuem para a ocorrência de cheias em decorrência de tempestades.

Diante de tais acontecimentos, você pode estar parado no trânsito, com o carro estacionado na rua ou com a garagem inundada e seu carro embaixo d’água. O que fazer em uma situação como esta? O melhor a fazer é acionar o seguro para ajudar a lidar com esse tipo de problema.

 

  Como funciona e como acionar o seguro contra enchentes

A maioria dos seguros possui a cobertura contra enchentes e outros eventos naturais como, queda de árvores e deslizamento de barreiras, nos chamados seguros compreensivos. Porém, é preciso estar atento se realmente há essa cobertura na sua apólice. As inundações, que são caracterizadas pelo transbordamento de rios, não costumam estar incluídas no plano, mas é possível adicionar. Ademais, os danos cobertos pelas seguradoras são em decorrência de chuvas e não incluem casos com água salgada. 

Em caso de enchentes, você deve esperar a água baixar e acionar o seguro, que enviará técnicos, para avaliar a situação, e assistência. De acordo com que for averiguado, a seguradora determinará o valor da franquia a ser pago pelo segurado. Em alguns casos, pode declarar a perda total, arcando com o reembolso integral do seguro. 

Mas atenção! O seguro só irá oferecer cobertura se realmente for um sinistro de causas naturais. Caso seja constatado que o motorista forçou a passagem do carro por uma área alagada, não haverá cobertura de gastos, pois entende-se que houve um agravamento de risco. 

No caso de seu carro estar estacionado na rua e ocorrer um alagamento, existe a cobertura, embora em algumas ocasiões as seguradoras realizem uma investigação para averiguar se devem ou não indenizar o segurado. Carros em estacionamentos e garagens invadidos pela água também são cobertos.

 

Como lidar com o carro após sofrer com a enchente

Durante uma situação de enchente, a recomendação é que se deixe o carro no local e que motorista e passageiros salvem suas vidas. A prioridade é sempre a saúde e o bem-estar das pessoas. Se acontecer alguma coisa com o veículo o seguro vai cobrir. 

Outro ponto importante é: não tente ligar o carro novamente caso ele morra. A água pode ter entrado no motor, e tentar ligá-lo pode causar danos que são entendidos como aumento de risco e não são pagos pela seguradora. Acione o seguro e solicite um guincho para levar seu automóvel até uma oficina. 

Depois de enfrentar uma enchente com seu veículo é muito importante que se realize uma revisão nele para averiguar se foram causados danos pela a água e se não há comprometimento de nenhuma peça ou parte do automóvel.

Outro ponto importante é fazer a limpeza completa do veículo. Águas de enchente podem estar contaminadas com uma série de microorganismos que causam doenças graves. Depois da revisão, leve o veículo até uma loja especializada em higienização automotiva para garantir o extermínio de todos os germes. 

 

4 dicas para proteger seu carro das enchentes

Embora os alagamentos sejam causados por causas naturais e às vezes imprevisíveis, é possível que se tomem algumas medidas para evitar se encontrar nessas situações. Aqui vão algumas dicas de como proteger seu automóvel.

1. Procure estacionar em locais seguros

Quando for estacionar seu carro na rua busque por locais mais elevados e estacionamentos. Evite parar seu veículo em ladeiras e ruas localizadas em regiões baixas. Além disso, se você já sabe que o local onde está tem altos índices de incidência de enchentes, fuja dele. É melhor estacionar em um lugar mais longe e mais seguro do que correr o risco de ter o veículo preso na cheia. 

2. Mude de rota

Está chovendo e você sabe que a via por onde precisa passar costuma alagar quando ocorrem tempestades? Troque seu trajeto! Pode ser que você demore mais tempo para chegar ao seu destino e seja necessário passar por um caminho mais longo, mas é melhor do que correr o risco de ficar preso em uma enchente e ter prejuízos com seu auto.  

3. Desligue o ar-condicionado

O ar-condicionado ligado facilita a entrada de água no motor e a ocorrência de cálcio hidráulico, quando entra água no motor e o pistão tenta comprimi-la no lugar do ar. Por isso, se for pego numa enchente, desligue o ar-condicionado imediatamente. 

4. Reduza a velocidade  

Como já mencionamos, o ideal é ficar parado e aguardar o nível da água baixar e o auxílio chegar. Porém, caso seja extremamente necessário continuar seguindo, dirija em velocidade baixa. Isso aumenta a aderência dos pneus ao solo, e você ainda evita outros problemas, já que com a pista encoberta pela água fica difícil enxergar os obstáculos que estão à sua frente. Outra dica é deixar o veículo na primeira ou segunda marcha e câmbio na posição “1” ou “L” em veículos automáticos. 

6 cuidados na hora de escolher um carro seminovo: saiba como escolher o melhor veículo e comprar um carro seminovo sem cair em golpes.

 

Dica extra: algumas enchentes podem ser evitadas

Outro ponto interessante, principalmente para quem não possui seguro, é que é possível mover uma ação contra o município em casos de enchente, mas não é um processo muito simples. Isso ocorre porque pode-se entender que houve descuido por parte do governo em preservar a limpeza de bueiros e manutenção de outras estruturas de sua responsabilidade que poderiam evitar os transtornos. Se o espaço no qual você sofreu por conta da enchente for um local onde os alagamentos são recorrentes é mais fácil responsabilizar o governo, já que entende-se que ele tinha conhecimento do problema e não o solucionou. 

Para evitar muitos transtornos com as enchentes e outros eventos naturais é recomendável então que você tenha seguro automotivo e que este tenha esse tipo de cobertura. Não esqueça também de contratar a cobertura contra inundações. Sempre esperamos o melhor de todas as situações, mas preparar-se para o pior pode evitar que você tenha muita dor de cabeça nos cenários mais pessimistas. Planejamento é tudo!

 

Está pensando em comprar um carro? Saiba quando é a hora certa para trocar seu carro, onde vender e como escolher seu próximo automóvel.