Qual a melhor época do ano para comprar um carro?

Qual a melhor época do ano para comprar um carro?

Diversos produtos têm as melhores temporadas para compra, e com carros não é diferente. Para fazer um bom negócio, não basta buscar a melhor marca, modelo e acessórios, também é preciso esperar o período mais adequado para comprar um veículo. 

Mas qual é a melhor época para se comprar um automóvel? Essa é uma das maiores dúvidas de quem está planejando trocar de carro, seja adquirindo um modelo novo, seminovo ou usado. Para responder essa pergunta, é preciso entender os motivos que fazem as concessionárias e lojas automotivas oferecerem descontos em momentos específicos do ano.

Quer economizar? Confira as dicas a seguir!

Comprar carro no começo do ano

Por que os meses de janeiro, fevereiro e março são um bom momento para comprar um veículo? O início do ano é um período marcado pelo pagamento de impostos como IPVA e IPTU, e também é a época de declarar o Imposto de Renda. Além disso, é um momento de pós-festas, pré-carnaval e a temporada de matrículas nas escolas, quando muitas famílias estão preocupadas com a compra de material escolar e com os gastos das férias.

Por conta desses fatores, o mercado de automóveis tende a esfriar nesse período e há uma queda das vendas de carros, principalmente os 0km. Nessa época, muitas concessionárias buscam abaixar os seus preços para atrair clientes e movimentar as vendas. É um bom momento para quem está se planejando e já tem o dinheiro reservado para comprar um veículo.

É a temporada de preços baixos de automóveis novos, seminovos e usados. A demanda nesse período é menor e existem menos pessoas interessadas em comprar um automóvel. Para fazer um bom negócio, fique de olho nas tendências do mercado e veja quais modelos estão compensando para a compra.

Comprar carro nos meses de lançamentos

Os meses de setembro e outubro são os que as marcas costumam lançar novos modelos de carros. É um período muito vantajoso para adquirir veículos usados e seminovos, principalmente de modelos com lançamento de novas gerações e facelifts.

Muitas pessoas gostam de trocar o seu automóvel pelo modelo mais novo, por isso cresce o número de carros seminovos e usados da geração anterior com preços interessantes. 

Também vale a pena verificar se o desempenho de vendas na primeira metade do ano foi ruim. Caso isso tenha ocorrido, é possível encontrar boas ofertas nesse momento para alguns modelos de veículos.

Comprar carro no final de ano

Essa é considerada a melhor temporada para compra de carros novos, seminovos e usados. Novembro e dezembro são posteriores aos lançamentos e costumam ser um período de troca de estoque. A estreia de novos modelos reflete diretamente no preço do mercado de automóveis.

 

Nesse período aparecem descontos em carros novos, já que há um aumento no fluxo de estoque e as concessionárias estão se preparando para trocar os modelos de carros antigos pelos últimos lançamentos. Além disso, é possível aproveitar o recebimento do 13º salário para dar uma boa entrada ou, até mesmo, comprar o carro à vista

Mas é preciso se atentar à desvalorização de veículos novos nessa época do ano, pois o modelo similar mais novo ocupará o lugar do atual e fará com que o preço dele despenque no momento da revenda. Isso pode ser bom para quem está comprando, mas ruim para quem está vendendo ou buscando comprar um carro como investimento.

E não é só a venda de veículos novos que aquece nesse momento, os seminovos e usados também são encontrados com preços mais atrativos. Como o mercado se movimenta bastante na compra de carros novos, muitos donos de automóveis vendem o seu para trocá-lo por um modelo mais atual. Assim, há uma grande agitação no estoque das lojas de seminovos e usados também.

Conheça 7 benefícios de ter um carro próprio. 

Comprar carro no fim do mês

Os últimos dias de qualquer mês é um ótimo período para negociação. Nessa época, os vendedores estão pressionados a baterem as suas metas e, por isso, estão mais dispostos a oferecer melhores condições de compras. É possível ganhar descontos ou a instalação de algum opcional.

Mas fique atento à movimentação de vendas do mês para conseguir um bom negócio. O melhor dia de compra não é necessariamente o último dia do mês. O ideal é tentar fechar negócio na última semana, assim a possibilidade de fazer um bom investimento é maior.

Comprar carro em datas comemorativas 

Para garantir o melhor preço na hora de comprar um veículo, vale a pena ficar de olho no calendário de datas comemorativas. Algumas datas são aproveitadas pelos vendedores para chamar a atenção do público e fazer um grande volume de vendas.

Um exemplo disso é a Black Friday, uma das principais datas de promoção no Brasil e no mundo. Ela é realizada na última sexta-feira de novembro, quando o comércio oferece diversas promoções e é possível encontrar feirões de carros comemorativos com preços excelentes.

Outras datas interessantes para o mercado de automóveis são: 15 de março, dia do consumidor; segundo domingo de agosto, dia dos pais; 15 de setembro, dia do cliente; período de aniversário das concessionárias. 

Conheça 5 modelos de carro ideais para famílias.

Mais dicas para quem quer comprar um carro

No geral, o momento perfeito para se comprar um carro é quando se juntam as três situações: fim de ano, fim de mês e data comemorativa. Manter-se informado sobre a movimentação do mercado também ajuda a encontrar o melhor negócio. Observe quais modelos e marcas estão em alta e quais estão com os preços mais atrativos.

Outra dica importante é avaliar a forma de pagamento. No geral, independente da época do ano, comprar à vista é sempre a melhor opção. Mas, se for optar pelo financiamento, vale a pena verificar a taxa de juros antes de decidir se é o melhor momento para a compra. Existem também outras formas de pagamento como opção, que podem ser melhores para você.  

Se você pretende comprar um carro seminovo ou usado, desconfie quando encontrar preços muito abaixo da tabela. Sempre faça um test drive antes de fechar negócio e verifique o motor, pneus e outros equipamentos do carro.

 

Gostou das dicas? Além de escolher a melhor época do ano, existem outras formas de não comprometer seu orçamento na hora de comprar um carro. Confira!