Mitos e verdades sobre baterias de carro

Mitos e verdades sobre baterias de carro

As baterias de carro são responsáveis por fornecer energia para sistemas essenciais de um automóvel, como o sistema de ignição e os sistemas de iluminação, incluindo faróis, luzes de freio e luzes internas. Além disso, elas também são responsáveis por armazenar energia gerada pelo alternador do carro enquanto o motor está em funcionamento.

Porém, poucas pessoas sabem como as baterias de carro funcionam e quais são os cuidados necessários para aumentar sua vida útil. Por esse motivo, trouxemos alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira abaixo:

O tempo de vida útil de uma bateria pode variar dependendo da qualidade, uso e manutenção?

Verdade. As baterias de carro tem uma vida útil limitada e precisam ser substituídas eventualmente. Seu tempo de vida útil pode durar entre 3 a 5 anos, dependendo de suas condições de uso, manutenção e, até mesmo, o clima da região onde o carro é usado. 

Isso ocorre porque as baterias de carro usam um processo químico para produzir energia elétrica e, com o tempo, esses processos químicos se deterioram e a capacidade da bateria de reter carga diminui. Porém, as baterias de alta qualidade geralmente têm uma vida útil mais longa do que as baterias de baixa qualidade. Além disso, a forma de uso e a manutenção adequada também são importantes para prolongar sua validade. 

O uso constante de sistemas como o de áudio, ou de outros acessórios que consomem muita energia do veículo, pode diminuir a vida útil da bateria. Por isso, é importante monitorar regularmente a carga da bateria e substituí-la quando necessário para evitar problemas de partida do motor e outros problemas elétricos no carro.

Veja também: Mitos e verdades sobre economia de combustível

Desligar o carro impede a descarga da bateria?

Mito. Mesmo com o carro desligado, muitos sistemas continuam funcionando, como o alarme, computador de bordo, relógio e sistemas de segurança.

No entanto, a descarga da bateria é significativamente menor quando o carro está desligado e não está em uso. Por esse motivo é recomendável desligar o carro quando não estiver em movimento para prolongar a vida útil da bateria. Alguns carros mais modernos, entretanto, têm um sistema de gerenciamento de energia que pode desligar automaticamente os sistemas elétricos não essenciais quando o carro é desligado para ajudar a preservar a bateria.

Para minimizar a carga de energia elétrica na bateria, não esqueça de desligar completamente todos os acessórios elétricos, como o rádio, ar-condicionado, faróis e outros sistemas elétricos, antes de desligar o carro. 

Se o carro ficar parado por muito tempo, a bateria pode descarregar completamente?

Verdade. Como já mencionado anteriormente, mesmo com o veículo desligado, alguns sistemas continuam a funcionar, consumindo a bateria do carro. Se o veículo ficar muito tempo parado, ele pode sim descarregar sua bateria por completo.

A quantidade de tempo que a bateria pode ficar sem ser carregada depende de vários fatores, como a qualidade da bateria, a temperatura ambiente e a quantidade de energia sendo consumida pelos sistemas elétricos do carro. 

Se o seu carro ficar parado por mais de duas semanas, é recomendável ligá-lo ou conectar o carregador da bateria para evitar a descarga completa.

Confira: 10 modelos mais comprados em 2022

A bateria do carro pode ser recarregada completamente em poucos minutos?

Mito. Infelizmente, ainda não há tecnologia avançada o suficiente para carregar a bateria de um carro em poucos minutos. 

A recarga rápida de baterias de carro é um grande desafio tecnológico. As baterias de carro são projetadas para armazenar uma grande quantidade de energia, o que as torna mais difíceis de recarregar rapidamente. Porém, já existem carregadores no mercado que conseguem recarregar baterias em algumas horas.

No caso de carros elétricos, isso já muda um pouco. Esses modelos são equipados com baterias diferentes das baterias convencionais de chumbo-ácido usadas na maioria dos carros a combustão interna. Suas baterias, geralmente de íon-lítio, são projetadas para terem maior densidade de energia e serem capazes de suportar recargas mais rápidas, podendo ser carregada em menos de uma hora quando usam estações de carregamento especializadas.

Adicionar água à bateria ajuda a prolongar sua vida útil?

Depende. Adicionar água à bateria é uma prática comum em baterias de chumbo-ácido, que são normalmente usadas em carros convencionais. Essas baterias possuem células com ácido sulfúrico e água destilada, que produzem energia por meio de uma reação química.

Porém, as baterias de carro modernas são geralmente projetadas para ter uma manutenção mais reduzida e, em muitos casos, são seladas ou "livres de manutenção", o que significa que elas não vão precisar da adição de água. A construção dessas baterias é diferente das baterias de chumbo-ácido tradicionais, que exigem a adição de água periodicamente para manter o nível correto de eletrólito.

Mas fique atento: se a sua  bateria permite a adição de água, é importante usar água destilada e seguir as instruções do fabricante para garantir sua durabilidade e bom desempenho. A água destilada é importante porque não contém minerais ou outras impurezas que podem interferir na química da bateria.

Vai viajar? Veja 6 dicas para viajar de carro com a família

É seguro usar cabos jumper na bateria do carro?

Depende. Cabos jumper são um conjunto de cabos elétricos utilizados para dar partida em um veículo com a bateria descarregada. Fazer a “chupeta”, como é chamada popularmente, no carro usando cabos jumper pode ser uma solução segura e eficaz, desde que seja feita corretamente e com as precauções adequadas. 

É importante lembrar que os cabos jumper devem ser usados apenas em emergências e não podem ser uma solução de longo prazo para problemas de bateria. Não tente fazer a chupeta em uma bateria que esteja danificada ou vazando. Em caso de dúvida, consulte um profissional para obter orientação ou assistência.

A bateria do carro deve ser substituída assim que começar a perder carga?

Mito. A perda gradual de carga é normal em uma bateria de carro e não significa necessariamente que ela precisa ser substituída imediatamente. No entanto, se a bateria estiver perdendo carga rapidamente ou se o veículo estiver apresentando dificuldade em ligar, pode ser hora de considerar a substituição.

Nestes casos, é uma boa ideia levar o veículo a um profissional para avaliação. Eles poderão verificar a bateria e determinar se ela precisa ser substituída ou se há outros problemas na mecânica do automóvel. Substituir a bateria do carro antes que ela falhe pode evitar problemas e garante que o veículo estará sempre pronto para uso.

Quer saber mais sobre o funcionamento de um veículo? Veja o nosso Guia definitivo sobre motores de carros.