Mitos e verdades sobre economia de combustível

Mitos e verdades sobre economia de combustível

Um dos principais fatores analisados na hora de comprar um veículo é o consumo de combustível. Afinal, esse é um dos principais fatores que interferem no funcionamento de um carro. Sem combustível ele não consegue se movimentar. 

“Alimentar” o automóvel é uma despesa fixa de quem tem um automóvel e como se sabe não é das mais baratas e é daí que vem a preocupação com o consumo. Por isso, qualquer forma de gerar economia é bem vista pelos motoristas. 

 Contudo, ao longo dos anos surgiram muitas ideias e inverdades sobre o assunto e que geram incertezas aos condutores sobre quais práticas adotar ou não. Neste texto vamos falar alguns mitos e verdades sobre o assunto. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas. 

Mitos e verdades sobre economia de combustível

Chegou a hora de descobrir o que realmente faz um carro economizar ou não o combustível. 

1. Acelerar e frear de forma brusca consomem mais

VERDADE. Dirigir um carro dessa maneira além de representar um grande risco de acidentes, consome mais combustível do veículo. Isso ocorre porque ao pisar de forma brusca nos pedais mais combustível é injetado no motor. O ideal é acelerar de forma gradual e trocar de marcha na rotação correta para atingir maior desempenho com menos consumo. Da mesma forma, é aconselhável reduzir a velocidade de forma progressiva, tirar o pé do acelerador e deixar o carro reduzir a velocidade sozinho antes de frear.

2. Rodar de janelas abertas na cidade consome menos

VERDADE. Essa frase é verdadeira, porém vale chamar atenção para a palavra cidade. No ambiente urbano os automóveis geralmente circulam em velocidade mais baixa e parando a todo momento e por isso é melhor recorrer ao vento que entra pelas janelas para se refrescar e fazer o ar circular. O ar-condicionado contribui para que haja mais consumo de combustível, pois seu funcionamento está ligado ao motor. 

Contudo, quando estiver dirigindo na estrada o ideal é que as janelas do veículo estejam fechadas, pois nas altas velocidades em que se circula nas rodovias os vidros abertos geram mais resistência do ar. Isso faz com que a aerodinâmica do veículo seja prejudicada e exige mais esforço para que ele se mova levando a mais consumo de combustível. 

Conheça 5 modelos de carro ideais para famílias. 

3. As condições dos pneus não afetam o consumo de combustível

MITO. Rodar com os pneus murchos afeta negativamente o consumo de combustível, uma vez que se as rodas murchas prejudicam o contato e a relação de atrito do veículo com o solo e exigem que seja feito mais esforço para o carro se mover. Assim, mais combustível é gasto no processo. Por esse motivo, é fundamental manter os pneus sempre calibrados. 

4. Usar combustível adulterado faz o carro consumir mais

VERDADE. A qualidade do combustível afeta também na quantidade que será consumida. Usar um combustível adulterado pode causar danos ao motor e fará com que ele se esforce mais para funcionar, gastando mais por consequência. Fique atento para usar bons combustíveis no seu veículo, busque abastecer em postos de confiança e não caia no golpe de optar por um posto que venda seu combustível por um preço muito abaixo do mercado.

5. Motor turbo é mais econômico

VERDADE. Os motores turbos levam vantagem em relação aos aspirados no quesito economia de combustível, pois não necessitam de muita aceleração para atingir a potência desejada. Contudo, é preciso ficar atento, uma vez que essa condição é válida para uma direção “normal”. Se você pisar muito no acelerador, o motor turbo acabará consumindo mais do que um aspirado. 

6. Câmbio automático ajuda a economizar mais

MITO. Uma das formas do carro consumir menos combustível é por meio das trocas de marchas no momento certo. Um veículo com câmbio manual permite que você realize as trocas quando as rotações estiverem no nível adequado, ajudando no controle dos gastos. O sistema do câmbio automático demora mais para fazer a mudança de marcha. 

Conheça 6 cuidados que você deve ter na hora de escolher um seminovo.

7. Rodar com o carro pesado não interfere no consumo 

MITO. Muita gente tem costume de carregar de tudo dentro do carro, mas esse pode ser um dos motivos pelo qual o automóvel está consumindo mais do que o necessário. Quanto mais pesado o veículo estiver, mais força ele precisa fazer para se mover, o que exige mais do motor, que usa mais combustível no processo. Por isso, busque deixar no carro apenas o necessário, não exagere na bagagem e retire suportes de bicicleta, racks e bagageiro quando não estiverem em uso. 

8. Manter a revisão em dia auxilia na economia

VERDADE. Para manter o consumo de combustível do seu carro no nível ideal é fundamental manter a revisão em dia. Realizar a manutenção preventiva ajuda a conservar as peças em boas condições de uso. É preciso checar se não há velas e filtros entupidos, assim como se o alinhamento e o balanceamento estão corretos, para que não ocorra consumo demasiado.

9. Andar com o carro em ponto morto gasta menos

MITO. Deixar o carro na “banguela” em descidas não é uma prática a se adotar para economizar combustível e é uma forma perigosa de direção. Os veículos de hoje contam com injeção eletrônica, que monitora o uso de combustível, assim não é necessário deixar o automóvel em ponto morto para controlar os gastos. 

10. Usar gasolina aditivada ajuda a economizar  

MITO. A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum que ganha a adição de agentes detergentes, que atuam limpando os resíduos deixados pela queima da gasolina normal e evitando com que haja o entupimento dos bicos. De fato, um motor limpo funcionará melhor, mas não há ligação direta do uso da aditivada com a economia de combustível. Vale lembrar também que a gasolina premium não atua nesse sentido e deve ser usada apenas em motores de alta compressão.

A história dos automóveis: do vapor ao motor flex.

5 modelos de carros econômicos

 Separamos uma lista com cinco veículos econômicos que valem a pena investir. 

1. Renault Kwid

Consumo na cidade com gasolina: 15,3 km/l

Consumo na estrada com gasolina: 15,7 km/l

Consumo na cidade com etanol: 10,8 km/l

Consumo na estrada com etanol: 11 km/l

2. Hyundai HB20S Platinum

Consumo na cidade com gasolina: 14,3 km/l

Consumo na estrada com gasolina: 16,9 km/l

Consumo na cidade com etanol: 10,1 km/l

Consumo na estrada com etanol: 11,9 km/l

3. Peugeot 208 Like MT

Consumo na cidade com gasolina: 14,7 km/l

Consumo na estrada com gasolina: 16,3 km/l

Consumo na cidade com etanol: 10,4 km/l

Consumo na estrada com etanol: 11,3 km/l

4. Fiat Argo Drive 1.0

Consumo na cidade com gasolina: 14,1 km/l

Consumo na estrada com gasolina: 15,8 km/l

Consumo na cidade com etanol: 9,8 km/l

Consumo na estrada com etanol: 11 km/l

5. Chevrolet Onix 10MT HB

Consumo na cidade com gasolina: 13,8 km/l

Consumo na estrada com gasolina: 16,6 km/l

Consumo na cidade com etanol: 9,5 km/l

Consumo na estrada com etanol: 12 km/l

 

Procurando por um carro que não consome tanto combustível e ainda é confortável e espaçoso? Confira esta lista de sedans seminovos econômicos