6 dicas para viajar de carro com a família

6 dicas para viajar de carro com a família

1. Pare pelo caminho

Não deixe a ansiedade de chegar ao destino final fazer você perder a diversão do caminho. Procure pelas cidades e pontos turísticos próximos ao trajeto que você fará e aproveite para conhecê-los. Essas paradas também podem ajudar a esticar um pouco as pernas e descansar um pouco, deixando a viagem menos cansativa. Outra dica é escolher roteiros de viagens conhecidos, como a Estrada Real em Minas Gerais, ou a Estrada Rio-Santos, com vários trechos com vista para o mar.

2. Prepare um roteiro

Antes de sair de casa, prepare um roteiro de viagem com todas as informações sobre o caminho. Veja onde são os melhores lugares de paradas para as refeições e reserve hotéis ou pousadas antes de sair de casa, se for necessário.

3. Viaje durante a manhã

Se você não está familiarizado com o trajeto, prefira viajar no período da manhã. Também evite passar muito tempo dirigindo. Combine de revezar o volante com outra pessoa, ou crie pausas mais demoradas para conseguir ficar bem descansado antes de voltar ao percurso. Lembre-se que dirigir cansado não é seguro, não coloque a vida da sua família em risco.

4. Avalie o conforto do carro

Nada pior do que viajar em um carro apertado ou com um barulho estressante. Avalie se o carro que você está pretendendo usar durante a viagem é realmente o ideal. Carros hatch, por exemplo, costumam ter menos espaço no banco traseiro e geralmente só comportam duas pessoas confortavelmente. Em caso de carros sem auxílio de direção, hidráulica ou elétrica, pode ser desconfortável percorrer longas distâncias.

5. Prepare o carro antes de viajar

Leve o carro para fazer uma revisão geral antes da viagem, evitando sustos durante o percurso. É importante conferir:

  • Fluido do radiador
  • Óleo do motor
  • Luzes de sinalização
  • Pneus, incluindo o step
  • Limpadores de parabrisa
  • Filtro de ar
  • Caixa de ferramentas
  • Documentação do veículo

Mais abaixo mostraremos detalhadamente cada item.

6. Leve lanches, frutas e água

Para diminuir os gastos com alimentação, leve sempre alguns lanches e frutas no carro para a viagem. Evite alimentos que estragam fácil em dias de calor, ou invista em uma bolsa térmica para deixar tudo na temperatura adequada. E não se esqueça da água!

O que conferir no carro antes de viajar?

Alguns problemas de viagem podem ser evitados com uma revisão geral antes da partida. Com a falta dessa revisão, muitos motoristas precisam recorrer a um guincho no meio da estrada, pois não avaliaram o básico antes da viagem.

Leve o carro em uma oficina mecânica da sua confiança, assim a chance de esquecer de verificar algo é menor. Veja os itens que devem ser revisados antes de uma longa viagem em família:

1. Fluido do radiador

O fluido do radiador evita a formação de ferrugem no propulsor, garante a refrigeração e proteção das partes internas do motor. Encha o fluido do radiador apenas até o nível recomendado. Confira as especificações do fabricante para saber qual é o líquido mais indicado.

2. Óleo do motor

O óleo é o principal responsável pela lubrificação do motor, evitando o desgaste entre as peças. Fique atento às indicações do manual do proprietário para saber qual é o melhor tipo de óleo para o seu carro. Caso o óleo esteja escuro e rançoso, é o momento de trocá-lo com um especialista.

3. Luzes de sinalização

Confira se as luzes dos faróis, lanternas, seta, luz de freio e luz de placa estão funcionando corretamente. É preciso lembrar que trafegar sem alguma dessas luzes causa multa média e o condutor perde quatro pontos na carteira. Então faça um teste rápido com todas as luzes para evitar problemas durante a viagem.

4. Pneus

Verifique o estado dos pneus. Veja se estão desgastados ou murchos. E atenção: os pneus também têm data de validade! Por isso, se assegure de ter todas as rodas em ordem. Não esqueça de conferir o estepe também. 

5. Filtro de ar

O filtro do ar-condicionado deve ser constantemente verificado para evitar problemas de saúde dos ocupantes do carro. Ele deve ser trocado se apresentar coloração escura. Para saber onde fica o filtro de ar, confira o manual do proprietário. Se for trocar o filtro sozinho, desmonte com cuidado para não quebrar nenhuma peça.

6. Caixa de ferramentas

A caixa de ferramentas é um item essencial para se carregar no carro. Confira se há nela o triângulo de sinalização, o macaco hidráulico e a chave de roda. Trafegar sem o triângulo de sinalização é infração gravíssima, por isso, não esqueça ele em casa.

7. Documentação

A documentação também precisa estar em dia antes de qualquer viagem. Carregue os documentos do carro junto com você, evitando qualquer tipo de dor de cabeça em caso de imprevistos. Também lembre de conferir o seguro, assim você faz uma viagem mais tranquila.

Melhores carros para viagens em família

Se você e sua família adoram viajar de carro, talvez seja uma boa ideia adquirir um veículo especialmente para isso.

Muitas variáveis estão envolvidas na escolha do carro ideal, como o tipo de terreno do percurso da viagem e a quantidade de pessoas e bagagem que irão viajar. Se o percurso da viagem tiver muitos trechos acidentados, um veículo 4x4 é melhor. Porém, em rodovias, esse tipo de veículo gasta mais combustível que um carro convencional.

Os modelos SUVs e sedãs são as melhores opções para quem quer viajar com toda a família, pois oferecem mais conforto e espaço para bagagem. Além disso, são carros que têm uma performance melhor em estradas.

Veja alguns modelos:

  • Chevrolet Prisma
  • Jeep Compass
  • Toyota Corolla
  • Honda HR-V
  • Nissan Kicks
  • Honda Fit
  • Hyundai Creta
  • Hyundai HB20S
  • Volkswagen Voyage
  • Jeep Renegade

Gostou das dicas? Confira qual é a melhor época para se comprar um carro.